sábado, 23 de abril de 2011

As mulheres filhas de Zelofeade

            
                
                         


Quero falar de cinco mulheres muito mais que especiais, são as mulheres filhas de Zelofeade e servas de Deus. Por não se conformarem com as condições e exclusões em suas vidas, mudarão história até os dias de hoje.
Estou me referindo às filhas de Zelofeade, as “filhas da herança”.


Zelofeade era um homem da tribo de Manassés que acabou padecendo no deserto.
Muito embora não tendo participado daqueles que “congregaram contra o Senhor”, Zelofeade morreu no seu próprio pecado, por acreditar nos espias murmuradores e descrentes Nm 27.3.
A bíblia fala que cinco de suas filhas chegou-se a Moisés para reinvidicar a herança por direito de seu pai.
Diz a bíblia que até aquele momento, a lei hebraica só concedia direitos legais aos filhos, ou seja, a homens, porém as filhas de Zelofeade não possuíam irmãos, fazendo-se elas próprias as suas honras em si mesmas.
A Sagrada Escritura diz que Moisés levou a causa delas ao Senhor e ele próprio intercedeu por elas.
E o Senhor respondeu positivamente as causas das filhas de Zelofeade. O livro dos Salmos no cap. 84 diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente Sl 84.11b.
Por falarem e viver uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade lançou o favor do Senhor e receberão a possessão por herança da parte do Senhor Nm 27.7.
E por intervenção e conquista da vida e do pedido daquelas mulheres, todo aquele que não possuísse filho homem, sua herança passaria automaticamente para a filha Nm 27.8.
Seus nomes eram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
Tanto a história das filhas de Zelofeade, bem como, o significado de seus nomes possuem um significado espiritual para toda mulher que deseja seguir a Deus.
Mulheres que mudaram história...
Macla a primeira filha é Macla que significa confiança. Os Salmos 125 dizem que aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre Sl 125:1. Toda mulher deve ser “Macla”, confiante em seus propósitos, que não se abala com as circunstâncias, nem esmorece ante as adversidades da vida. Macla é a mulher que confia no Senhor e por isso será bem aventurada Sl 40.4.
Noa a segunda filha é Noa significa aquela que não se detém que ninguém pode deter. É aquele que mesmo sozinho persevera em oração, que não é parada, detida ou interrompida. Noa é a mulher trabalhadora, que persevera em seu propósito e em conhecer Deus. É aquela mulher que crê até o fim, até que o plano de Deus seja cumprido em sua vida e sob aqueles que o cercam. Ela é uma mulher determinada e cheia de fé como a Sunamita dos tempos de Eliseu II RS 4.8-37.
Hogla terceira significa aquela que não anda com os pés amarrados. E não está amarrada aos cuidados deste mundo, mas que anda pela fé em Deus todos os dias de sua vida. Por não ser “amarrada’ se assemelha a um “navio que sai de um lugar a outro trazendo mantimento a sua casa” PV 31.14-15. Hogla é a mulher abnegada, dispendiosa e fiel a Deus
Milca quarta que é Milca significa aquela que tem autoridade. Existe diferença entre ter autoridade e ser autoritária. Milca representa a mulher com autoridade é submissa. Uma mulher respeitada por seu marido, por seus filhos e por sua comunidade PV 31. 28-31.
Tirza quinta é Tirza, que significa deleite, a delícia da vida e o prazer de Deus. Ela é a menina dos seus olhos como Israel, a noiva (Igreja). É aquela que tem o favor de Deus e que cuja graça resplandece em outros. É uma mulher agradável que obedece ao Senhor e tem prazer em estar e se derramar diante D’Ele. É como Maria, que preferiu adorar a Deus ao fazer outra coisa MT 26.6-13.
Vejam bem, todas as filhas de Zelofeade receberam sua herança pela retidão que tiveram a Deus. Todos os seus nomes significam cabalmente um relato de uma mulher virtuosa, que está em PV 31. Mulher difícil de achar em nossos dias. Uma mulher completa aos olhos do Senhor. Ela é uma mulher que tem a confiança de seu marido, que faz o bem, que trabalha, não é preguiçosa, não se detém. É uma mulher moderna, sem ser mundana, mas muito temente ao Senhor. Cuida muito bem sua casa, que planta e se esforça. Que analisa e compra, mas com sabedoria. Ela é vigilante (atenta) e forte. Mulher misericordiosa que não teme os dias maus. É a mulher que coloca as roupas da santidade com força e muita glória. Fala sempre com sabedoria e acima de tudo é louvada pelos seus e por Deus confirme em: PV 31.10-31.

Conclusão:
A Bp. Sônia falou sobre o jejum das filhas de Zelofeade, fui ler a respeito delas, até por que, estava precisando entender alguns “por quês na minha vida,” e confesso que descobri muitas coisas ao respeito dessas mulheres que muito tem haver com a minha vida pessoal. E assim como amo aprender, aprendi com: Joyce Meyer ,Bispa Sonia, Bispa Lúcia rodovalho, Pastora Ezenete e a Pastora Suely Bezerra,Davi Titus e outras GRANDES mulheres que fazem a diferença na minha vida... Amo trabalhar com mulher meu ministério é realmente bem feminino, mas a obra do Senhor é eficaz naquilo que Ele quer transmitir. Eu sou apaixonada pela obra do Senhor, OBRA do SENHOR!!!









 
Missª. Janne